"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Forças e Fragilidades


A exibição na Amoreira deixou-nos um retrato preciso das forças e das fragilidades do Benfica de hoje.

Contra o Estoril surgiu, uma vez mais, uma equipa com grande facilidade em criar desequilíbrios ofensivos, com jogadas de envolvimento que não só fazem com que o jogo atacante pareça simples, como tornam possível o surgimento de muitos homens na frente e em posição de finalização. Essa continua a ser a marca de água do Benfica de Jesus: organização coletiva ao serviço de talentos individuais (Enzo e Gaitán jogam noutro campeonato) e uma compreensão notável do jogo de futebol. Basta ver uns quantos minutos do jogo atacante do Benfica para logo se perceber o trabalho de organização e que há uma ideia de jogo que é, de facto, posta em prática.

Se as forças do Benfica são inquestionáveis, não convém desvalorizar as fragilidades que a equipa continua a revelar. Há uma que nos acompanha desde que Jesus é o treinador e que parece ser o contraponto do carrossel atacante – mudam os jogadores e a dificuldade em controlar resultados mantém-se. O Benfica ou opta pela vertigem ofensiva ou então cria problemas a si próprio.

Há, contudo, uma novidade deste ano e que meia dúzia de jogos a sério tornou evidente. Ao contrário do passado, o Benfica apresenta défices de cobertura defensiva, em particular do lado esquerdo, onde Jardel tem problemas de posicionamento e a dobrar Eliseu e onde as saídas a jogar se transformam, demasiadas vezes, em transições ofensivas do adversário. Com o somar de jogos fica provado que, entre muitas partidas, o Benfica só perdeu de facto um jogador-chave que ainda não encontrou substituto, Garay (não teremos direito a ver Lisandro jogar?).

No fim, sobra uma certeza: é mesmo caso para dizer que crises destas são bem-vindas.

publicado no Record.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Make the dream real

Com tantas acusações que têm sido feitas à Hilary Mantel, só me espanta que ainda não a tenham acusado de plágio

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Eu estive lá


Tenho mais de 30 anos de Estádio da Luz. Tempo suficiente para já ter visto de tudo: conquistas gloriosas, derrotas formativas e jogadas mágicas. De todas guardo igual memória. Aprendi a gostar do Benfica com vitórias como as da caminhada rumo à final da UEFA com Eriksson; com derrocadas como a sofrida com o Liverpool, em meados dos oitenta, às mãos de Bento, que era um gigante; ou com dribles como os do Diamantino, que num jogo contra o Porto, de tanto fintar o Laureta, acabou por deixá-lo sentado.

O futebol é uma ficção que podemos viver, sentados na bancada. Mas não há nisto nada de contemplativo. Quem vê futebol com paixão no estádio, participa do jogo. Sei que é assim. Os medos dos adeptos (a ansiedade que sentimos numa bola mal atrasada para o guarda-redes, as dúvidas em relação a um defesa que teima em deixar-nos mal), bem como a nossa confiança (traduzida na alegria que vislumbramos no extremo a quem as fintas saem sempre), ligam-nos ao jogo, mas transmitem-se também ao jogo. O Benfica é a continuação do que se passa nas bancadas da Luz.

De tudo o que vivi, não me recordo de uma noite como a de 16 de setembro de 2014. Escrevo por extenso a data dessa terça-feira, em que perdemos com o Zenit, pois passará a estar inscrita na minha memória, lado a lado com outros momentos formativos de benfiquismo.

Para trás vai ficar a sonolência coletiva do início da partida e a história esquecerá o resultado. Quando olharmos para este dia, recordar-nos-emos, todos os que lá estiveram, do cântico espontâneo e prolongado. Sei de certeza firme que o que se passou naquela noite vai ser o suplemento de alma para grandes conquistas e que, no fim da época, quando o Luisão levantar a taça, o fará com a força de todos nós, que empurramos o Benfica para as vitórias. A cantar.

publicado no Record


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Nós, os da diáspora


agora que o L. C. regressou, queremos acreditar que não vamos ter de aguardar pelos oitenta anos do David Berman para escutá-lo de novo.

A vida D.C.

 
 
"I am the little Jew who wrote the Bible" aka "the great professor Of all there is to know"

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Benfica Reconstruído


Depois da avalanche de saídas e de incertezas que marcou o defeso, o Benfica podia ter optado por uma resolução dos seus problemas assente na mudança de ciclo. Não o fez e escolheu a solução conservadora. Manteve os princípios de jogo e procurou encontrar para cada posição jogadores que fossem clones dos que deixaram o clube. A opção está a resultar. Claro é que até ao fecho do mercado houve vários espectros a pairar: as saídas de jogadores-chave e as entradas demasiado tardias de alternativas competentes, para não falar de uma mão-cheia de contratações inexplicáveis. O atraso no planeamento teve, aliás, consequências: esbanjámos dois pontos contra o Sporting, em importante medida porque os reforços não vieram a tempo.

O otimismo com que podemos hoje encarar a temporada não é fruto de uma leitura ciclotímica, sensível à marcha do marcador. Pelo contrário, a solução conservadora dá garantias em relação ao Benfica reconstruído para esta temporada. No balanço de saídas e entradas, o Benfica só está mais frágil no centro da defesa. Não há na equipa equivalente para o que Garay oferecia, nomeadamente as saídas a jogar, de forma muito vertical, que permitiam galgar metros na primeira fase de construção. De resto, há sectores onde a equipa estabilizou e outros onde até está mais forte.

No ataque, Rodrigo tem mais potencial do que Jonas, mas, hoje, Jonas não é inferior a Rodrigo e há, claro, o surpreendente Talisca. Nas alas, perdemos a aceleração de Markovic, mas a equipa teve um reforço tremendo – Salvio –, e existem alternativas competentes no banco (Sulejmani, Ola John e Bebé). No centro do terreno, a lesão de Ruben é uma perda importante, pelo sem-número de soluções que oferecia, mas Samaris tem mais recursos do que Fejsa, e Cristante pode ser o jóquer que André Gomes foi. Sobra a baliza, onde Artur garante a tremedeira de sempre, mas Júlio César pode dar a mesma estabilidade de Oblak. Para consumo interno, o Benfica reconstruído chega e sobra. Resta saber se o mesmo será verdade na Champions.

publicado ontem no Record.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O Nick Drake teria gostado muito disto

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Pensem nisso


A paixão clubística é um dos aspetos mais estáveis da nossa identidade. A vida vai e vem, o clube fica. Sempre. Isso mesmo recordava Eduardo Sacheri. Adepto fanático do Independiente, escritor argentino, vencedor de um Óscar para melhor filme estrangeiro com “O Segredo dos seus Olhos” (a ordem não é aleatória), reconheceu numa entrevista que, por melhor que lhe estivesse a correr a vida, sobre a felicidade do momento pairava sempre um risco: e se o Independiente perde?

O escritor argentino conta mesmo que, na noite em que recebeu o Óscar, enquanto esperava no hotel em Las Vegas, o filho ia-lhe mandando SMS com a marcha do marcador de uma partida com o River. A certa altura, a equipa de Avellaneda perdia por 2-0 com os “milionários”, mas, no fim, deu a volta e venceu. Sacheri confessa que, se o seu clube tem perdido, em algum momento dessa noite de consagração teria esquecido o fervor e a alegria de receber um Óscar e ter-se-ia encostado a um canto a pensar: “Estes filhos da mãe, como é que perderam hoje?”

Podemos tomar esta disponibilidade para nos deixarmos afetar pelos resultados da nossa equipa como sinal de uma inclinação muito masculina para querer ensombrar qualquer lampejo de felicidade absoluta. Talvez, mas não há volta a dar. Por melhor que nos esteja a correr a vida, tudo pode soar a um enorme falhanço se o nosso clube perde. Da mesma forma, que nos momentos de maior angústia, uma vitória surge como um lampejo de esperança, capaz de iluminar tudo.

Hoje já não sou o miúdo que chorava com uma infelicidade absoluta com as derrotas do Benfica, mas, por mais controlo que finja, o meu estado de espírito depende dos resultados do meu clube. Sei bem que se, por absurdo, estivesse a minutos de receber um Óscar, a minha alegria estaria condicionada pelo momento do Benfica. Nisso, julgo não ser diferente de milhões de benfiquistas. É por isso que, como adepto, exijo aos jogadores que, de cada vez que subam ao relvado, não se esqueçam de que o que sentimos depende do que vocês fazem. Pensem nisso.

publicado hoje no Record

Uma (muito boa) descrição

Filmlyfe">http://vimeo.com/104458064">Filmlyfe: Beren Hall
from STABhttp://vimeo.com/user977493">STAB> on Vimeo.https://vimeo.com">Vimeo.>

segunda-feira, 8 de setembro de 2014


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O complexo de Artur


Dia 7 de julho. Há quase dois meses. Foi aí que o Benfica começou a construir o empate em casa com o Sporting. Logo no arranque da temporada, foi noticiado que Oblak abandonaria o clube. Como se demorou demasiado tempo a encontrar alternativa ao esloveno, estávamos condenados a jogar com Artur – que é hoje um guarda-redes totalmente incapaz para defender as redes do Benfica.

Foi Valdano, a propósito do temor que na década de 80 o público do Santiago Bernabéu inspirava nos adversários do Real, que primeiro falou de “medo cénico” aplicado ao futebol. Artur padece de “medo cénico”, é incapaz de resistir à pressão das grandes partidas e não há psicanalista capaz de resolver o problema. Não se percebe por isso a insistência no brasileiro, para além de todos os limites.

O problema não foi o erro inexplicável que ofereceu o golo ao Sporting. A questão é outra: Artur não oferece rigorosamente nada do que é exigido a um guarda-redes de uma equipa grande. É certo que tem talento para defender grandes penalidades, mas como futebol não é andebol (em que se podem fazer substituições a todo o momento), não se trata de um atributo particularmente importante.

O que se espera de um guarda-redes de um grande é, no essencial, que tranquilize a defesa, que jogando bem com os pés permita à equipa avançar uns metros no terreno, que dê segurança nas bolas paradas (de onde vem o essencial do perigo das equipas adversárias) e que tenha resistência psicológica para os jogos decisivos. Em qualquer destes itens, Artur não é mau, é péssimo e não é por fazer uma defesa aparatosa que o deixa de ser.

Quando o Benfica estava em vantagem, tinha o jogo controlado, foi o complexo de Artur, devidamente potenciado pelos adeptos (que estupidamente não resistem à dinâmica do assobio), que deu cabo do jogo e ofereceu o empate ao Sporting. Sentiu-se na equipa e ainda mais nas bancadas. O que exaspera é que estava escrito que isto iria acontecer. O que só torna mais incompreensível a insistência no erro.

publicado ontem no Record.