"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

da modernização da social-democracia

tenho ouvido e lido que, nos últimos tempos, o SPD tem mudado de posição em relação aos temas europeus. Infelizmente não leio alemão, mas, a crer nas declarações que o Público atribui hoje a Martin Schulz, presidente em exercício do Parlamento Europeu e social-democrata alemão, não me parece que assim seja: "a Grécia deverá viver com o facto de que os que dão muito dinheiro para sanear o país deverão ser melhor incluídos nas decisões" (sobre a utilização desse dinheiro), o que significa "seguramente uma limitação temporária da sua soberania".
Uma coisa parece sempre cada vez mais clara: "a única coisa que a história ensina é que as pessoas não aprendem com a história".

Como dar 10 a zero à Lana del Rey



(2012 já tem dois grandes discos, Tramp da Sharon van Etten e Mr. M dos Lambchop.)

Matar o mensageiro

"(...) uma coisa é a avaliação política do papel das agências de rating, outra, bem diferente, é o que nos têm dito sobre a crise europeia. Na semana passada, quando a Standard & Poor’s reviu em baixa a notação de várias Estados europeus, retirando a nota máxima à dívida francesa e remetendo Portugal para a categoria de lixo, a reacção foi matar o mensageiro e não ouvir a mensagem. É um erro. Vale a pena prestar atenção às razões invocadas pela S&P.
Para além de não individualizar os casos, tratando a zona euro conjuntamente, a S&P sublinha que a descida dos ratings decorre, no essencial, da avaliação feita sobre as decisões políticas europeias – vistas como insuficientes para responder à natureza sistémica da crise do euro. Aliás, é expressamente dito que não só as disputas prolongadas e abertas entre líderes europeus são um factor de risco, como os resultados da última cimeira não representaram uma ruptura suficiente. Esta conclusão decorre, aliás, de uma interpretação da natureza da crise: os problemas financeiros que enfrentamos são, principalmente, consequência de desequilíbrios macroeconómicos entre países do centro e da periferia, pelo que um processo de reforma assente na austeridade pode tornar-se contraproducente.
No fundo, é-nos dito que a Europa não compreendeu a crise, que não vale a pena continuar a individualizar casos, como se não houvesse risco sistémico, e que, enquanto não existir uma resposta conjunta, a sucessão de pacotes de austeridade limitar-se-á a empurrar todas as economias para uma espiral depressiva. Para a S&P, a Europa parece ter assinado um ‘pacto de suicídio’.
Perante estas conclusões, Merkel fingiu não ter percebido e afirmou que era preciso reforçar a disciplina orçamental. Monti, primeiro-ministro italiano, desdobrou-se em declarações, defendendo que “enquanto a obsessão com a austeridade persistir, a crise não acabará”, acrescentando, ao Financial Times, que concordava com “quase tudo o que é dito na análise da S&P” e que poderia ter sido ele a escrever o relatório. O Governo, pela voz sempre pausada do ministro Vítor Gaspar, repetiu, em português, a posição alemã: revelou perplexidade com a baixa da notação, reforçou o compromisso com a austeridade e com os resultados da última cimeira europeia.
A questão só pode ser uma: não terá chegado a altura de deixarmos as colagens às posições alemãs e de nos alinharmos politicamente com os nossos parceiros naturais, os que enfrentam problemas semelhantes? Que as agências de rating possam dar um contributo para esse objectivo, não deixa de ser irónico."
a versão integral do meu artigo do Expresso da semana passada pode ser lida aqui.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

o capitalismo no Estado


"(...) mesmo quando vendemos os dedos e os anéis, alienando o que resta da nossa soberania, há uma dimensão estrutural que persiste e sai reforçada: o Estado bem pode sair das empresas, mas as empresas não saem do Estado.
Para quem falou em “democratização da economia” ou andou a proclamar um liberalismo de pacotilha, apreendido em três lições apressadas na contracapa de meia dúzia de livros, o caminho seguido, ainda assim, surpreende. O que Portugal está a fazer é contribuir, de modo não negligenciável, para a entrada e afirmação na Europa, num sector estratégico como o das energias, de um modelo de capitalismo que não tem nenhuma preocupação com a concorrência, que desrespeita as mais elementares regras de mercado e é socialmente insustentável. As grandes empresas chinesas são braços armados da afirmação geopolítica do Estado chinês e visam, através da expansão, garantir o crescimento e a estabilidade social, de modo a reproduzir um sistema político deplorável.
No fundo, a China sabe que pode contar com Portugal: um país em dificuldades financeiras, e por isso exposto e permeável, e que tem um lastro de promiscuidade entre poder político e económico que gera um terreno fértil ao desenvolvimento do capitalismo assente no Estado. Para liberalismo e “democratização da economia”, estamos conversados."
o resto do meu artigo do Expresso de 14 de Janeiro está aqui.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"I'm sorry, ladies and gentlemen, there's no reason to do this song here"


esta rapariga não pára de surpreender. no Conan, recuperando o cânone, parafraseando Elvis Costello na década de setenta no SNL (a história original está aqui.)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A desigualdade está a passar por aqui

"Em Março de 2010, quando foi dado o tiro de partida para a austeridade, o governo começou os cortes por onde nunca o deveria ter feito – limitando as transferências para a segurança social e, em particular, o financiamento da rede de mínimos sociais. A tomar à letra o que Sócrates e Teixeira dos Santos anunciavam com o PEC I, os nossos desequilíbrios orçamentais resultavam de uma generosidade excessiva da protecção social para os mais carenciados, que se resolvia com uma disciplina férrea nos apoios aos mais pobres. Passado um par de meses, Passos Coelho juntou-se para dançar o tango e desde então os PEC têm-se sucedido a um ritmo difícil de acompanhar.
Mesmo os mais pessimistas, contudo, podem ter ficado resignados e ter-se-ão deixado convencer que o processo que iniciámos vai para dois anos tinha, do ponto de vista das desigualdades, um efeito essencialmente simbólico e que, acima de tudo, não destoava do que se passava um pouco por toda a Europa. Acontece que não é de facto assim. (...)
Poderá alguma coisa mudar entretanto? Não há motivos para estarmos optimistas. Com uma distribuição dos sacrifícios que é ainda mais iníqua (focada nos desempregados, pensionistas e funcionários públicos), a tendência só se pode intensificar. Numa das sociedades mais desiguais da Europa, temos uma distribuição do esforço de austeridade muito desigual. O que terá consequências profundas: não apenas as sociedades mais igualitárias funcionam quase sempre melhor, como a aceitação política do esforço de consolidação depende de uma distribuição o mais equitativa possível. Exactamente o que não está a acontecer em Portugal."
o resto do meu artigo do Expresso de 7 de Janeiro está aqui.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Futurologia

As minhas previsões para Portugal em 2012 estão aqui, em "empobrecimento e três rupturas", um artigo que escrevi para o anuário do Expresso/Economist, "O mundo em 2012"

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

E nada muda



Por causa de um livro que estou a terminar, peguei no Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico de Orlando Ribeiro, que nunca tinha lido. Na edição que encontrei em casa, alguém colocou, imagino que tenha sido o meu avô, vá lá saber-se porquê, um recorte de um editorial do International Herald Tribune de 1963 (curiosamente de 11 de Setembro). Tirando o facto de JFK ainda ser vivo (e também Salazar), tudo parece relativamente imutável. O poder crescente da China, a ameaça paquistanesa e Portugal - que iniciou algumas reformas, mas que podem ser insuficientes e tardias.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A tragédia portuguesa


"(...) Na tragédia grega, dava-se um nome a esta tentativa arrogante de tudo querer compreender e tudo explicar – a húbris. A tragédia portuguesa é também essa: a dos que vivem a ilusão de que há um só culpado para a crise e que é possível cristalizar as suas causas em dois ou três bordões de belo efeito e com resultados imediatos. Vale a pena recordar que, na tragédia grega, o protagonista era invariavelmente vítima da húbris, da sua inclinação para desprezar a realidade e deixar-se levar pelo excesso de confiança nas suas capacidades. Os deuses castigavam o protagonista com um pathos de sofrimento, numa nêmesis que castigava a insolência, e que tinha como efeito fazer o indivíduo regressar aos limites que transgrediu.
A tragédia portuguesa vai ser mesmo essa: daqui a um ano estaremos bem pior do que hoje e já não teremos à mão as desculpas que hoje são usadas e que têm tanto de fácil como de ilusórias. Talvez então, sejamos capazes de olhar para a nossa ‘tragédia’ em todas as suas matizes. Nessa altura, vamos descobrir que a ilusão da culpa e dos culpados é apenas isso: uma ilusão."
o resto do meu artigo do Expresso de 30 de Dezembro está aqui.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"We could steal time just for one day"


parabéns ao Senhor David Robert Jones, nos seus 65 anos. Estou-lhe muito agradecido.

Da generosidade

Provavelmente por culpa minha (que vi poucos), 2011 em filmes foi pior do que em discos. Assim de repente, só houve um filme de que gostei sinceramente.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Livros 2011 (não necessariamente publicados em 2011) (e já que ninguém pergunta)



Livros que gostei mais de ler em 2011: On Chesil Beach – Ian McEwan; Prosas Apátridas - Julio Ramón Ribeyro e Just Kids – Patti Smith

Menção Honrosa: The Finkler Question - Howard Jacobson

Livro de 2011 de que gostei mais em 2011: The Sense of an Ending – Julian Barnes

Decepções relativas lidas em 2011: Freedom – Jonathan Franzen e Império – Gore Vidal

Acontecimento editorial do ano: Poesia Completa de Manoel de Barros

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A troika do Benfica


"(...) O mais provável é que o governo resista e se mantenha surpreendentemente popular porque existe a percepção de que quem governa de facto é a troika. O governo é apenas um executor, com escassa margem de manobra, de um memorando ao qual estamos presos. As visitas da troika, com as sistemáticas conferências de imprensa em que um conjunto de técnicos age como governantes, só reforçam a sensação. Esta narrativa tem um efeito imediato: ao mesmo tempo que desresponsabiliza Passos Coelho pelas medidas impopulares, funciona como auxiliar externo para uma agenda ideológica que de outro modo seria impossível de aplicar. A ideia que passa é que a culpa é da troika e a austeridade é imposta desde fora. O governo vai fazendo pela vida.
Se acharmos que a publicidade é ao mesmo tempo um bom barómetro e um mecanismo reprodutor do sentimento colectivo, temos vários exemplos que revelam que a ‘troika é quem mais ordena’. Desde a troika que fala à nação a propósito da campanha de um banco, passando por grandes superfícies onde é possível ‘troikar’ vales por serviços, culminando na ‘troika do Benfica’, que se apresenta nas rádios com uma promoção que tem a paradoxal ‘missão de alegrar o nosso Natal’.
O problema é que o memorando com a troika é, também, o que dele quisermos fazer. Pode ser alterado (já o foi diversas vezes), tende a ser utilizado como um instrumento de reforço da legitimidade do governo e funciona como cortina de fumo – permitindo ao executivo realizar o desejo nunca escondido de ir para além da troika, sem ser penalizado. Acontece que os efeitos económicos e sociais desta receita serão tão dramáticos que chegará o momento em que à troika deixará de estar associada boa publicidade. Nessa altura, o governo ficará sem a protecção de que agora tem gozado. Por sua conta e risco, a ilusão de popularidade evaporar-se-á."
a versão integral do meu artigo do Expresso de 23 de Dezembro está aqui.