"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O tempo urge

Das duas uma, ou o planeamento de uma temporada não serve para nada, e então não há nenhum problema na forma como o Benfica preparou 2014/15, ou, de facto, é fundamental preparar com tempo cada época e o que se anuncia é motivo para muitas preocupações.


Parece-me que era uma inevitabilidade o Benfica ver a sua equipa desmantelada após o sucesso da temporada anterior. Tirando a “venda” que continua por explicar de Garay, todos os outros negócios eram irresistíveis. O que espanta não é a corrida à equipa titular do Benfica, mas, sim, o facto de estarmos a caminhar rapidamente para o início da nova época e não se ter cuidado de encontrar substitutos à altura com tempo. Há demasiadas incertezas em relação a quem fica e, pior, lacunas gritantes para lugares chaves. Se é possível começar a trabalhar com um guarda-redes a uma semana do início da competição ou formar um meio-campo novo em dez dias, então tudo o que se diz sobre planeamento no futebol é falso. Por este andar, vamos ter de esperar pela véspera da Supertaça para ter um jogador para a posição 6 e outro para a 8 (Talisca, sejamos realistas, é, apenas, um projeto de jogador).


Já tivemos plantéis desequilibrados e repletos de jogadores de qualidade duvidosa. O que não me lembro é de termos assistido a uma debandada tão grande da equipa titular e a uma diminuição tão significativa da qualidade individual dos jogadores do Benfica, como está a acontecer neste defeso. Se nada mudar nos próximos dias, a nota artística do último ano ficará guardada no baú das memórias.


Este quadro é tão mais preocupante quanto o que nos foi sendo dito é que para quebrar a hegemonia do FC Porto era necessário vencer o campeonato mais do que um ano seguido. Se estamos perante uma reestruturação financeira, que terá evidentes implicações desportivas, era preferível assumi-lo. O silêncio da direção do Benfica em relação ao que se está a passar nesta pré-temporada é ensurdecedor – a menos que esteja a ser preparada a tirada de dois ou três craques da cartola nos próximos dias. O tempo urge.

publicado no Record de ontem