"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Benfica Reconstruído


Depois da avalanche de saídas e de incertezas que marcou o defeso, o Benfica podia ter optado por uma resolução dos seus problemas assente na mudança de ciclo. Não o fez e escolheu a solução conservadora. Manteve os princípios de jogo e procurou encontrar para cada posição jogadores que fossem clones dos que deixaram o clube. A opção está a resultar. Claro é que até ao fecho do mercado houve vários espectros a pairar: as saídas de jogadores-chave e as entradas demasiado tardias de alternativas competentes, para não falar de uma mão-cheia de contratações inexplicáveis. O atraso no planeamento teve, aliás, consequências: esbanjámos dois pontos contra o Sporting, em importante medida porque os reforços não vieram a tempo.

O otimismo com que podemos hoje encarar a temporada não é fruto de uma leitura ciclotímica, sensível à marcha do marcador. Pelo contrário, a solução conservadora dá garantias em relação ao Benfica reconstruído para esta temporada. No balanço de saídas e entradas, o Benfica só está mais frágil no centro da defesa. Não há na equipa equivalente para o que Garay oferecia, nomeadamente as saídas a jogar, de forma muito vertical, que permitiam galgar metros na primeira fase de construção. De resto, há sectores onde a equipa estabilizou e outros onde até está mais forte.

No ataque, Rodrigo tem mais potencial do que Jonas, mas, hoje, Jonas não é inferior a Rodrigo e há, claro, o surpreendente Talisca. Nas alas, perdemos a aceleração de Markovic, mas a equipa teve um reforço tremendo – Salvio –, e existem alternativas competentes no banco (Sulejmani, Ola John e Bebé). No centro do terreno, a lesão de Ruben é uma perda importante, pelo sem-número de soluções que oferecia, mas Samaris tem mais recursos do que Fejsa, e Cristante pode ser o jóquer que André Gomes foi. Sobra a baliza, onde Artur garante a tremedeira de sempre, mas Júlio César pode dar a mesma estabilidade de Oblak. Para consumo interno, o Benfica reconstruído chega e sobra. Resta saber se o mesmo será verdade na Champions.

publicado ontem no Record.