"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Confiança

Na semana passada escrevi que ao Benfica, para vencer o campeonato, restava vencer as três partidas em falta. A afirmação provou ser verdadeira e, hoje, sobram duas finais por disputar. Não vale a pena contar com ajudas de terceiros. O Sporting não vai perder pontos e, caso não vença Marítimo e Nacional, fica claro que o Benfica não merecia ser campeão. Afinal, em competições longas, não há vencedores morais, pelo que quem terminar em primeiro lugar será o justo campeão nacional.E quais são, neste momento, os problemas do Benfica?

Tem sido sugerido que a equipa enfrenta algum cansaço físico, fruto de uma temporada longa e disputada em muitas frentes. Determinados jogadores caíram muito nos últimos jogos, já não revelam o vigor físico de há um mês e, ao contrário do Sporting, não entrou uma mão cheia de jogadores no mercado de inverno para a equipa titular.

Discordo. O problema do Benfica é de outra natureza. Com o aproximar do fim da época, a possibilidade de vitória tornou-se uma espécie de abismo psicológico. Nos últimos jogos a equipa sofreu não por dificuldade física, mas por ainda não se ter convencido que vai ser campeã. Faz sentido. O Benfica planeou mal a temporada, deu um avanço inacreditável aos adversários, renasceu e talvez hesite em acreditar que, agora, depende apenas de si próprio para levantar a taça. Convenhamos que este muro psicológico é bem mais fácil de derrubar do que seria um eventual cansaço físico. Aliás, é para isso que servem os adeptos: para dar um suplemento de confiança e empurrar a equipa para a vitória. Na Madeira no domingo e no fim-de-semana seguinte na Luz.

publicado no Record de terça-feira