"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 26 de abril de 2017

O campeonato começou


As últimas imagens são as que perduram. Para quem viu o jogo em casa, o que fica é o Porto a queimar tempo para segurar o empate e a festejar no final da partida. No estádio, na retina ficou o capitão Luisão, enquanto as bancadas esvaziavam, de braços erguidos, em sinal de vitória, e a apontar para o escudo de campeão.
Trata-se de um belo retrato do que se passou no clássico e um sinal para o que aí vem. Depois do Porto avassalador – que vinha sendo anunciado aos sete ventos – não ter estado presente na Luz, do Benfica ter dominado a partida e ter estado sempre mais próximo da vitória, o Porto celebrava. É paradoxal que assim seja: afinal, o que fica das duas últimas jornadas do campeonato é que, por duas vezes, o Porto teve oportunidade de assumir a liderança e por duas vezes claudicou. A sete jornadas do fim, o Benfica lidera e o Porto aposta tudo num falhanço do Glorioso.
O campeonato começou agora e os cenários são incertos. Apesar de tudo, temos no histórico recente uma forma de perspetivar o futuro. E aí o Benfica leva vantagem. Não apenas, em absoluto contraste com o Porto, tem vários jogadores que já foram campeões com a camisola encarnada, como a equipa tem uma experiência de sucesso a lidar com a pressão. Na temporada passada, o Benfica liderou com dois pontos de vantagem durante dez jornadas. Deu a volta ao marcador em vários jogos, jogou em inferioridade numérica noutros, marcou nos últimos minutos e, semana a semana, foi construindo o caminho para o tri.

Conhecem aquela velha asserção de que a História se repete? Não é por acaso que acontece.

publicado no Record de 4 de Abril