"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Caos Criativo



O saxofonista Ornette Coleman disse um dia que o "jazz é a única música em que a mesma nota pode ser tocada noite após noite, mas de forma diferente de cada vez". Lembrei-me do criador do free-jazz quando este fim-de-semana assistia, pela enésima vez, ao carrossel atacante do Benfica. E a questão é mesmo a repetição do "carrossel atacante".

Há quatro anos que se usa a expressão para caracterizar a forma como o Benfica ataca, envolvendo um grande número de jogadores em movimentações imprevisíveis. Ora parece-me bem que estamos perante um problema de denominação: se as movimentações são imprevisíveis não podemos falar de um carrossel – por natureza uma formação em movimento circular e sem variação.

Quando, depois de 20 minutos de jogo, a Académica em asfixia implorava por uma pausa para respirar, ficou, para mim, claro que a gramática à qual obedece o Benfica não é a de um carrossel, aproxima-se mais do caos criativo, próprio do jazz. Reparem, há um equilíbrio colectivo, mas que está ao serviço dos desequilíbrios individuais dos solistas e que radica num método muito trabalhado, mas quase invisível.

A agressividade com que o Glorioso encara os jogos não se aproxima do movimento repetitivo do carrossel. Pelo contrário, o objectivo é sempre alterar as convenções táticas: como sugeria Coleman, tocar a mesma nota, mas fazê-lo sempre de forma diferente. Umas vezes, com Lima a cair nas alas, outras com Gaitán a fletir para o meio, outras com Sálvio na zona de finalização e, claro está, com Jonas a fazer tudo bem em todo o lado.

Tal como no jazz, mesmo nas suas variações mais radicais, esta criatividade pressupõe uma organização que é tão mais complexa e eficaz, quanto mais invisível e trabalhada. Afinal, nada é tão exigente como uma boa improvisação.

Resta agora superar um desafio: exibir este caos criativo em todos os palcos e não apenas na Luz.

publicado no Record de terça-feira