quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Desde a Jessica Rabbit que não se via nada assim
Quando há um mês ou assim pela primeira vez ouvi e vi (as duas coisas aconteceram necessariamente em simultâneo) a Lana del Rey, tive a reacção que todos devem ter tido. Fiquei suspenso pela entrada da música, pela voz e aspecto da rapariga e pela sequência de imagens que, enquanto sugeriam elementos de modernidade (o skater que cai), remetiam - se nada mais cromaticamente - para um passado mitificado de festas, glamour e mulheres bonitas (que provavelmente nunca existiu nos termos que são sugeridos). O problema vinha logo depois (ainda a música ia a meio): tudo aquilo é tão construído (desde logo a boca da rapariga) que rapidamente assume um lado de caricatura. Esta semana, a Lana del Rey reapareceu, em versão musicalmente despida, no Jools Holland. E a sensação que fica é a mesma: um entusiasmo inicial que logo se desvanece. A ideia é de facto boa, mas temo bem que não chegue com a força necessária ao disco e à carreira que se deveria seguir. A fatalidade sustentável precisa de uma certa dose de autenticidade. A que falta à Lana e que, por exemplo, a Margo Timmins e a Cat Power têm. No fundo, não tem a autenticidade fatal que tinha a Nico quem quer.