"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

o que tenho andado a ler

- Tim Parks descreve a tarefa hercúlea e também absurda que é escolher o Nobel da literatura. Provavelmente, atribuir o prémio a um poeta sueco é a escolha mais racional para os membros da academia.

- uma exaustiva reflexão de Bill Wyman em torno do documentário de Martin Scorcese sobre George Harrison, que estreia por estes dias na HBO.

- Um notável artigo de George Soros no NY Review of Books, na primeira parte, uma excelente descrição da crise da zona euro e, a terminar, uma saída possível, assente na recapitalização da banca, na protecção de todos os depósitos em euros (mesmo nos países em que o default é uma possibilidade real - Soros não coloca de fora essa possibilidade para Portugal) e na necessidade imperiosa de passar a supervisão bancária para a esfera europeia (e pelo caminho, Passos Coelho já pode levar para casa uma medalha: aparece numa foto no NYRB).

- No Washington Post, John Kornblum (ex-embaixador norte-americano na Alemanha) mostra, mais uma vez, que quem olha para a Europa desde os Estados Unidos tem hoje mais lucidez do que a ortodoxia europeia. O título é sugestivo: "Without the euro, would Europe have turned to war?"