"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Os números de Vitória

Os números não revelam tudo, mas tendem a ser uma aproximação à realidade. Note-se nos de Rui Vitória ao comando do Benfica. Cumpridos 70 jogos na "cadeira de sonho", Vitória tem 77% de vitórias. Só é ultrapassado pelos registos, já distantes, de Béla Guttmann e Fernando Riera e está empatado com o mítico Cosme Damião, Artur Jorge no Porto e Szabo no Sporting. Neste século, só Mourinho é que se aproxima com 51 vitórias nos primeiros 70 jogos pelo Porto, que comparam com as 54 do atual técnico do Benfica. Se a comparação nacional impressiona, que dizer da europeia? Em 2016, Rui Vitória é o segundo técnico com melhor registo de vitórias, só ultrapassado por Luís Enrique no Barcelona.

Claro está que o treinador não é o único e, eventualmente, nem sequer o principal responsável pelos sucessos do Benfica dos últimos tempos. Estabilidade nas opções estratégicas do clube, uma política de contratações com sentido e – fundamental – com um horizonte de médio prazo, facilitam a vida a qualquer treinador. Parafraseando a máxima do saudoso "velho capitão", no Benfica de hoje, qualquer treinador se arrisca a ser campeão. Mas ajuda – e muito – ter um técnico que não se coloca acima da estratégia do clube, que não descarta responsabilidades quando a equipa falha e que gere com bom senso os sempre difíceis equilíbrios do balneário.

Talvez tudo isto ajude a explicar outros números que impressionam no Benfica de 2016/17. Com cinco partidas disputadas – e ainda sem clássicos –, a Luz tem uma média de assistências acima dos 55 mil espetadores, consolidando a tendência de crescimento das temporadas anteriores.

publicado no Record de 29 de novembro