"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O PREC II


"Não é tarefa fácil, mas se procurarmos fazer um exercício de exegese da confusão que grassa no discurso de Passos Coelho, acabaremos por intuir algum significado no que nos é dito.
A preocupação com a linguagem na política não é novidade. George Orwell, num ensaio de 1946, “politics and the English language”, sublinhava que perante a decadência da civilização, a linguagem teria inevitavelmente de partilhar o colapso geral. Mais, acrescentava que sendo a decadência da linguagem causada por factores económicos e políticos, com o tempo, aquela tornava-se, ela própria, causa de degradação. “A linguagem torna-se feia e imprecisa porque as nossas ideias são idiotas, mas a natureza negligente da nossa linguagem faz com que seja mais fácil ter ideias idiotas”, acrescentava Orwell.
Talvez seja adequado tomar a forma como o primeiro-ministro se expressa como um sinal mais vasto de colapso político e social. O que, sendo, em si, relevante, não nos deve impedir de olhar para o que nos é dito.
Se considerarmos que a linguagem importa, a forma como o termo “refundação” emergiu no debate público português é, politicamente, muito relevante. Não é indiferente que se inicie um debate sobre as funções do Estado, sobre o conjunto das políticas públicas, com uma expressão que remete para um repensar das fundações e que sugere ruptura com o passado. De facto, refundação é, do ponto de vista etimológico, um termo que nos aproxima mais de “revolução” do que de “reforma”. (...)"

continuar a ler aqui.