"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Ele era perigoso



Quem se senta nas bancadas do Estádio da Luz sabe bem como, ao longo de sete anos, Óscar Cardozo dividiu os adeptos. Não passava um jogo sem que se escutassem críticas pela lentidão com que o paraguaio jogava; pela forma como, alegadamente, estragava a nota artística do jogo ofensivo do Benfica; ou pelo sem número de oportunidades fáceis desperdiçadas. Ora, raro era o jogo em que Cardozo não silenciava os críticos, marcando golos atrás de golos. Temo bem que, nos próximos tempos, os mesmos que não se cansaram de criticar o Tacuara chorem e lamentem a sua ausência.

O futebol, como o resto da vida, é muito ingrato. No caso de Cardozo parece-me, contudo, que era algo mais do que isso que esteve sempre em causa. Criticar o paraguaio era revelador da incapacidade de muitos para compreender um jogo de futebol e, acima de tudo, esquecer o essencial. Cardozo era lento, sim, é verdade, mas digam-me um jogador com a sua estatura que não o seja; Cardozo falhava muitos golos, pois sim, na exata medida em que criava para si muitas oportunidades; Cardozo prejudicava a nota artística, talvez – mas o que conta no futebol é quem marca mais golos, e o paraguaio estava lá para isso, com um registo que fala por si (e que não será ultrapassado nos próximos tempos).

Para mim, Cardozo é, no entanto, mais do que isso. É o avançado perigoso, que provocava medo nos adversários, e que marcava golos, com o seu pé esquerdo canhão e infalível, enquanto eu formava os meus filhos no benfiquismo. Sei que para o Vicente e para a Leonor, o Cardozo vai ser o que para mim foram o Filipovic e o Nené. Uma memória inicial dos golos do Glorioso. Também por isso fico-lhe agradecido para a vida.

(resposta à questão, "vai ter saudades de Cardozo?", publicada ontem no Expresso Digital)