"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

terça-feira, 13 de maio de 2014

Rumo à vitória



O que fizeram este ano foi notável. Após um final de temporada traumático, foram capazes de se manter unidos e, contra as expectativas de muitos, conquistar títulos. Estou certo que a vitória no campeonato teve para vocês o mesmo travo inesquecível que teve para nós, adeptos - não foi uma conquista como outras, foi o antídoto para uma desilusão colossal. O melhor ainda está para vir.
Amanhã é um dos momentos da vossa vida. Não passará um dia em que não se recordarão deste jogo. Podem conquistar muitas vitórias nas vossas carreiras, poucas terão o sabor de uma final europeia. Quando olharem para trás, guardarão a memória daquele dia em que subiram ao relvado da Juventus, uma segunda vez consecutiva, com o manto sagrado do Glorioso vestido. Não se tratará apenas de uma reminiscência do passado, fará parte da vossa identidade.
Aqueles de vós que perderam com o Chelsea querem vingar o sabor da derrota do ano passado. Para nós benfiquistas, é bem mais do que isso que está em causa. O nosso capitão, o Luisão, já vos deve ter feito sentir o peso que carregamos de tantas finais europeias perdidas. O Shéu Han, que transporta a memória do Benfica, pode bem ter-vos contado da maldição que, diz-se, foi deixada pelo Béla Guttmann. Mas vocês sabem que os jogos não se ganham com fé ou superstições. Ganha sempre a equipa que for mais inteligente e, por que não dizê-lo, mais dura. Em Turim, usufruam do momento, mas tornem-no também inesquecível.
Este ano já nos encheram de alegria, contudo, o dia de amanhã fará a diferença: para mim, que vou estar na curva sud com alguns bons amigos, para os outros milhares que vos acompanharão a Turim, e também para todos os que ficaram em Portugal ou que estão espalhados pela diáspora a sofrer convosco. Vamos ser o vosso suplemento de alma, a fonte de energia extra e um reforço de confiança. Joguem por nós e corram com o nosso apoio. Mas ganhem por vocês. É a retribuição que podem dar pelo talento que têm e pela graça que vos fez futebolistas do grande Benfica.

publicado hoje no Record