"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 31 de maio de 2017

O Eliseu, de novo


(foto de Valter Gouveia)

Falemos de novo do Eliseu a propósito das conquistas do Glorioso esta temporada. Campeão europeu, perdeu a titularidade, acabou por jogar pouco e as oportunidades que teve foi na ausência de Grimaldo. Mas como ficou revelado pelo momento Vespa, quando foi necessário, no campo ou na bancada, mesmo com a desconfiança injustificada de muitos adeptos, o Eliseu foi um vencedor como os outros jogadores e um benfiquista como nós.

Um ‘intermezzo’. Este fim-de-semana, o Copenhaga venceu a Taça da Dinamarca – troféu que juntou ao de campeão. Nas celebrações, os jogadores aproximaram-se dos adeptos, passando-lhes a Taça. Num vídeo que se tornou justamente viral, vê-se um adepto a transportar o troféu por entre a claque. Por instantes, parece que se prepara para sair do estádio, levando a Taça consigo (quem nunca sonhou fazer o mesmo?). Mas não: aproxima-se de um fã de cadeira de rodas, incapaz de levantar sequer os braços, e ajuda-o a erguer o símbolo da vitória, para gáudio dos jogadores, que assistiam desde o relvado. 

De regresso ao Jamor, há uma outra história de uma outra dobradinha, reportada pelo João Pedro Mendonça da RTP nas redes sociais: "tinha acabado tudo no relvado. Havia apenas uma dezena de adeptos na pista do Jamor. Benfiquistas, quase todos em cadeira de rodas. O Eliseu, fiel depositário da Taça, foi lá. Um a um, todos levantaram a Taça. Todos!" A festa da Taça é o momento mais exaltante do ano futebolístico. Um dia ímpar no Jamor, com adeptos que tomam conta do espetáculo (que dizer dos vimaranenses?), mas, este ano, podemos dizer que a Taça é do Eliseu. Não tendo ficado filmado, merece ser contado.

publicado no Record de 30 de Maio.