"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Um ano à Benfica

Os números falam por si: em 2016, apenas com uma partida por disputar, o Benfica leva 43 vitórias em 53 jogos. No campeonato, somou 93 pontos, o Sporting 78 e o Porto 71. Um registo que destoa em Portugal, mas que impressiona mesmo nas comparações europeias. Se pensarmos nos clubes de topo das principais Ligas, todos têm menos vitórias do que Benfica neste ano civil. Do Real à Juventus, passando pelo Bayern e PSG.

O que explica esta senda vitoriosa do Glorioso, que nos devolve a uma hegemonia que chegou a parecer uma miragem do passado?

Em primeiro lugar, estabilidade nas opções estratégicas. Sendo verdade que o futebol vive do momento, o Benfica não alterna entre voltas olímpicas aquando de vitórias conjunturais, nem entra em depressão com os desaires. Pelo contrário, na vitória e na derrota percebe-se que há um rumo, que passa por um projeto desportivo, cada vez mais, assente na potenciação de jovens talentos.

Depois, critério na escolha de protagonistas (dos jogadores aos treinadores). Da equipa da temporada passada, até dezembro, o Benfica perdeu quatro jogadores fundamentais (Gaitán, Renato, Jonas e Jardel). Paradoxalmente, pouco mudou em termos de resultados. Sai Renato do meio, entra Pizzi ou Horta; perdemos Gaitán e joga Cervi ou Rafa. Jonas e Jardel demoraram a voltar e quem os substitui quase que os faz esquecer. E fica-se com a sensação que, saindo mais alguém, já há ou surgirá substituto à altura. No Benfica de hoje, não há insubstituíveis.

No fim, claro está, a sorte desempenha o seu papel. Mas mesmo essa, como é sabido, nunca é fruto do acaso.

publicado no Record de 27 de dezembro