"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Uma vergonha


Não passa uma semana sem que se ouçam queixas sobre o ambiente desolador no qual se disputa a maior parte das partidas da 1.ª Liga. Estádios às moscas, com assistências que ajudam a nivelar por baixo o campeonato. Pois então experimentem ir a um jogo, fora de um estádio dos três grandes, e talvez se perceba melhor a razão deste cenário deprimente. Não e não falo da falta de qualidade de muitos jogos.

Este fim-de-semana, fiz parte da maré vermelha que invadiu a superior norte do Restelo e posso testemunhar a vergonha que foram as condições de acesso e no interior do estádio.

Há uma semana que era previsível uma enchente de benfiquistas, em particular naquela zona do estádio. Pouco importa: a entrada foi preparada em termos completamente desadequados. Duas horas antes do início da partida, já se formava uma longa fila de acesso, que ninguém cuidou de organizar. O acesso decorria a passo de caracol, por uma única porta. Com o aproximar da hora do jogo, tudo se tornou mais caótico, para culminar num enorme aperto na estreita porta. A crer no ritmo de entrada de adeptos após o apito do árbitro, a entrada deve ter sido flexibilizada. Que 25 anos depois de Hillsborough coisas destas se passem num estádio europeu, é difícil de compreender. Esqueçam a ideia que o futebol deve também ser um espetáculo para a família, levar crianças para ali, nem pensar. Lá dentro, as casas de banho não funcionavam e as cadeiras, ressequidas ao sol, partiam-se ao primeiro encosto.

Não sei de quem é a culpa, mas minha e dos outros milhares de adeptos que pagaram bilhete não é certamente. É preciso ter muita vontade de acompanhar um jogo do clube do coração para pagar para assistir a um espetáculo naquelas condições. No fim, fica-se com a sensação de que se está à espera que uma tragédia ocorra para que depois se gere um movimento de comoção nacional, seguido de apuramento de responsabilidades.


publicado no Record de ontem

P.S.
o João Gonçalves escreve sobre o mesmo tema aqui.