"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Veedon Fleece



no último par de anos, de cada vez que entrei numa discoteca procurei o Veedon Fleece do Van Morrison. já havia desesperado e suspeitava que, mais cedo ou mais tarde, acabaria por comprar uma cópia em segunda-mão (que ainda assim se conseguem encontrar online, a preços exorbitantes). o que se passa com o "fundo" de catálogo do Van Morrison é, aliás, inexplicável. depois de umas reedições relativamente cuidadas de Astral Weeks e Moondance, não nos foi oferecido mais nada (e nos serviços de streaming também pouco há - não há, claro está, o Veedon Fleece, que para ser escutado requer busca no youtube). Ora o Veedon Fleece disputa, com inteira justiça, o título de melhor disco do irlandês com o Astral Weeks. o álbum, editado em 1974 e gravado nos Estados Unidos, tem aquela combinação singular de R'n'B com um registo pastoral, a devolver-nos à Irlanda que Van Morrison havia abandonado, mas à qual regressaria em breve e, acima de tudo, um conjunto de canções de uma melancolia catártica, improváveis na voz singular de um jovem que ainda não tinha 30 anos.
tudo isto porque este fim-de-semana o Veedon Fleece veio ter comigo, oferecido com uma generosidade que sei reconhecer, mas não saberei retribuir,  por um amigo que tinha uma cópia.
agora que escuto o álbum em loop (que é a única forma correta de se escutarem os discos), sei que, entre milhares de discos que acumulo, este ocupa, por mérito próprio, um lugar de destaque, mas guarda também a memória da generosidade do João.

e aqui uma versão ao vivo de Bulbs, de 1974, mas com arranjos bem distantes dos do álbum