"I hope the fences we mended
Fall down beneath their own weight"

John Darnielle

padaoesilva@gmail.com

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Um jogo horrível


É difícil imaginar uma exibição menos conseguida e um jogo pior do que o do Benfica em Moreira de Cónegos. Uma abordagem estratégica errada juntou-se a uma manifesta incapacidade para controlar a partida e, ainda, a um descontrolo emocional preocupante.
Pela primeira vez esta temporada, o Benfica teve sérios problemas face a uma equipa a defender com um bloco muito baixo. Até aqui, as maiores dificuldades do Benfica têm sido face a equipas que pressionam alto. Não foi o caso. Com recursos limitados, o Moreirense recuou e o Benfica foi incapaz de criar jogadas, quanto mais oportunidades de golo. Neste contexto, as trocas entre Jonas e Rafa, com aquele a cair na esquerda, são difíceis de compreender, pois limitaram-se a afastar o brasileiro de zona de finalização (fez algum remate?).
E que dizer da forma como, mesmo em vantagem, a equipa foi incapaz de controlar o meio-campo e, pior, se revelou desastrada nas saídas para o contragolpe? Sempre em inferioridade nas bolas divididas, à maior posse de bola nunca correspondeu um domínio do jogo. Neste quadro, a passividade tática foi alarmante.
Finalmente, uma equipa como o Benfica, a vencer uma das sete finais que faltava disputar, não pode revelar a instabilidade emocional que aparentou, tanto mais que estava face a um adversário manifestamente inferior.

No fim, sobrou o resultado, o apoio inexcedível dos adeptos e algum otimismo estatístico. A probabilidade de se repetir um jogo assim é diminuta, até porque a equipa tenderá a aprender com uma exibição que foi paupérrima.

publicado no Record de 10 de Abril